Teles têm desafios na monetização.
Estudos
Relatório Setorial
Para a monetização junto aos consumidores finais, as operadoras aumentaram os pacotes de dados e seus preços. Mas ainda há desafios para a monetização no mercado corporativo. A principal aposta das teles para monetizar as redes com aplicações B2B está em projetos de redes celulares privativas (RCPs). Para esse segmento decolar, contudo, falta um trabalho melhor de orquestração dentro de ecossistemas de verticais específicas. A demanda por RCPs 5G pode vir de aplicações de vídeo analytics. Há também expectativa em torno do network slicing, que pode funcionar como uma espécie de rede privativa dentro da rede pública. Vários testes já foram feitos, especialmente para a transmissão de eventos ao vivo por canais de TV, mas ainda não foi definido um modelo de negócios. Por fim, o FWA é outro serviço citado como uma nova fonte de receita sobre as redes 5G. Sua oferta começou há pouco tempo no Brasil e vem servindo como uma conexão de contingência ou como conexão primária para locais aonde a fibra ainda não chegou.