Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • veículos pesados, empresas do setor veículos pesados, empresas do segmento veículos pesados, setor veículos pesados, carroçarias, empresas do setor carroçarias, setor carroçarias, economia, macroeconomia
    Os resultados da produção de veículos pesados no Brasil em maio mostraram recuperação em relação à forte queda ocorrida em abril. A pergunta que se faz é: o mês de maio seria o ponto de inflexão no setor, principalmente no segmento de caminhões?

    A produção de caminhões em maio apresentou crescimento de 38,5% na comparação com abril; na comparação com maio de 2021, houve estabilidade na produção. No acumulado do ano, a produção total de caminhões está 2,8% menor do que no mesmo período de 2021. Já a produção de ônibus apresentou em maio expansão de 85,4% na comparação com abril; na comparação com maio de 2021, o crescimento foi de 82,2%.  No acumulado do ano, a produção total de ônibus está 18,8% maior do que no mesmo período de 2021.

    Os números indicam que o segmento de ônibus vem apresentando recuperação depois de dois anos bastante ruins (2020-2021) em virtude das restrições aos serviços de turismo e hospitalidades. Já o segmento de caminhões conta com uma base extremamente alta de comparação (2021) e os resultados do acumulado de 2022 são reflexos da queda em abril provocada pelas paralisações nas fábricas.

    Portanto, maio será o mês da inflexão?

    Acreditamos que sim. A produção de ônibus deverá continuar sua trajetória ascendente contando, também, com os programas governamentais na área de educação; já para o segmento de caminhões, a Lafis acredita que haverá relativa normalização no fornecimento de insumos no segundo semestre, o que pode significar aceleração na recuperação neste período, encerrando o ano em terreno positivo.

    Especialista do Setor Marcelo Balloti Monteiro