Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • industria automobilistica, automobilistica, automobilísticas, indústria automobilística, empresas automobilisticas, industrias automobilisticas, fábricas de carros, fabrica de automoveis, honda fabricante de automóveis, fábrica da chevrolet, fabricação de carros, Anfavea, automóveis, auto carros, veiculos, carros toyota, carros honda, carros populares, carros volkswagen, preço de carros, automovel, carros automaticos, hyundai carros, fiat carros, mobilidade urbana, uber, localiza uber, movida uber, localiza, movida, app uber, lady driver, 99, 99 taxi, aplicativo 99
    A pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social foram as grandes responsáveis pela queda na produção industrial brasileira nos primeiros seis meses deste ano, embora tenha havido recuperação no segundo semestre em virtude do afrouxamento destas medidas restritivas.

    A indústria de veículos leves não passou incólume aos efeitos da pandemia, mas apresentou movimento semelhante ao do setor industrial como um todo: enorme retração no primeiro semestre do ano e recuperação consistente nos meses seguintes. Para o setor, houve uma recuperação em V.

    A produção de veículos leves no país atingiu a marca de 1.706.909 (para dados até novembro), quantia 35,4% menor do que a observada no mesmo período de 2019. No comparativo semestral, a queda no primeiro semestre é ainda mais significativa em virtude da paralisação em abril: no primeiro semestre de 2019 a produção de veículos leves foi 51,2% maior do que neste ano. Já no segundo semestre, foi 30,47% superior.

    Quando avalia-se apenas os dados de 2020, percebe-se uma clara retomada no setor, não só em termos de produção mas também em vendas internas. Enquanto a produção doméstica cresceu 25,32% no segundo semestre (dados até novembro), as vendas internas expandiram-se 3,65% impulsionadas pelo aumento de 7,05% dos licenciamentos de veículos leves nacionais.

    A retomada do setor, no entanto, pode sofrer nova reversão. A aceleração na produção no segundo semestre não foi acompanhada pela retomada, no mesmo nível, da oferta de insumos produtivos ao setor, o que poderá gerar novas paralisações nos parques produtivos no começo de 2021. Ou seja, este descompasso entre oferta de insumos e demanda das montadoras poderá prejudicar o início do ano para o setor.

    Especialista do Setor Marcelo Balloti Monteiro