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    Recrudescimento da pandemia e recuperação econômica da China. Estes são os dois fatores responsáveis pela recuperação mais lenta do setor automotivo brasileiro inclusive para os veículos leves.

    A piora na pandemia do novo coronavírus em março de 2021, com aumento no número de internações e de mortos, fez com que fossem adotadas diversas medidas na tentativa de reduzir os números de contaminação. Dentre elas, a antecipação de feriados e limitação de horários de funcionamento de diversos setores da economia, contribuindo para que as montadoras diminuíssem ou até mesmo paralisassem suas atividades.

    A rápida recuperação da economia chinesa tem aumentado a demanda por insumos produtivos do setor automobilístico – chips e microchips principalmente. O país é o principal ofertante do mundo nestes segmentos e tem direcionado sua produção para atender o mercado interno, provocando escassez destes produtos no restante do mundo. Sem componentes vitais para a montagem de veículos, as empresas diminuem o ritmo de produção ou até mesmo param as linhas de montagem.

    Acredita-se que estes fatores, por si só, são suficientes para provocar uma recuperação menos acelerada do que outrora vislumbrado. Uma possível piora neste cenário não pode ser descartada, uma vez que há limitação de vacinas no mundo em geral e no Brasil em específico, o que deve prolongar o efeito Covid-19 no setor. Por fim, as disrupções na cadeia de oferta de insumos produtivos devem ser monitoradas de perto para avaliarmos se haverá ainda mais impactos negativos. 

    Especialista do Setor Marcelo Balloti Monteiro