Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • industria automobilistica, automobilistica, automobilísticas, indústria automobilística, empresas automobilisticas, industrias automobilisticas, fábricas de carros, fabrica de automoveis, honda fabricante de automóveis, fábrica da chevrolet, fabricação de carros, Anfavea, automóveis, auto carros, veiculos, carros toyota, carros honda, carros populares, carros volkswagen, preço de carros, automovel, carros automaticos, hyundai carros, fiat carros, mobilidade urbana, uber, localiza uber, movida uber, localiza, movida, app uber, lady driver, 99, 99 taxi, aplicativo 99
    A pandemia do novo coronavírus está longe do fim; o recrudescimento da doença na China, Rússia e Europa mostram que os problemas sanitários persistem. Afora isto, as consequências perduram e perdurarão por muito tempo. Na economia, um dos reflexos foi a desorganização nas cadeias de suprimentos, que vem impactando diversos segmentos da economia, dentre eles o automotivo.

    A falta de componentes eletroeletrônicos – chips, microchips e semicondutores – foi o destaque negativo do setor em 2021. Presente nos mais diversos componentes da montagem de veículos, sua escassez fez e faz diversas linhas de produção pararem suas atividades. Até quando esta crise permanecerá?

    Difícil saber, até porque o vírus teima em não nos abandonar. Algumas previsões apontam que poderemos ter uma normalidade no segundo trimestre de 2022; outras acreditam no reestabelecimento da produção integral até o final do primeiro semestre; alguns mais pessimistas acreditam que somente no segundo semestre.

    E a Lafis?

    Nós acreditamos que 2022 será um ano difícil assim como foi 2021. Estimamos que, no melhor cenário, a normalização aconteceria no segundo semestre do ano; no pior, acreditamos que o problema persistirá por todo o ano normalizando a cadeia de suprimentos apenas em 2023. 

    O brasileiro que já paga caro para adquirir seus veículos, deverá pagar mais caro ainda em 2022. A opção por veículos usados também deverá estar mais cara devido à recente migração de consumo. Uma das consequências econômicas da pandemia será a inflação e esta estará presente no setor automotivo por um bom tempo ainda.

    Analista Responsável Marcelo Balloti Monteiro