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AutorLafis
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Ano2024
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Categoria
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Analista ResponsávelThaís Virga Passos
Em
recente artigo divulgado pela Flat Out, foram destacadas as falas de Akio
Toyoda - presidente da Toyota durante o Salão de Tóquio, explicando sobre o
porquê não desistiu da combustão interna no alcance da neutralidade de carbono
na indústria automobilística. O destaque à Toyota no artigo como uma exceção
nessa indústria, partiu de uma reflexão sobre o fato de que: “ninguém mais
briga pelo automóvel em si, pelo seu futuro e continuidade. Fazem só o que são
mandados via legislação, e o nebuloso gosto da turba.”
Com o
executivo apontando que não apenas os veículos elétricos a bateria representam a
única forma no objetivo de carbono zero nessa indústria, foi ressaltado o
refinamento de tecnologias da Toyota voltadas ao uso de motores de combustão
interna avançados – e particularmente, movidos à hidrogênio[1] - como foco principal da
marca ao longo de 2024. Toyoda ainda pergunta aos presentes na coletiva de
imprensa do evento : “Não deveríamos todos ter entusiasmo pelos carros ao
assumirmos o desafio? Você pode pensar: ‘Motores à combustão interna nos dias
de hoje?’ Pode parecer que estamos correndo contra o tempo, mas isso não é
verdade. Este é um passo necessário em direção ao futuro.”
Além de
trabalhar com motores movidos a combustíveis de hidrogênio, a Toyota também vem
focando em diversas melhorias conjuntas, destacando-se altas taxas de
compressão e lean burn - referente à queima de combustível com excesso
de ar em um motor de combustão interna. Observa-se, ademais, que também a Bosch
anunciou destaque ao hidrogênio, podendo esse ter desempenho fundamental nas
necessidades energéticas em todo o mundo; além de em sua fábrica na Alemanha
apresentar foco em investimentos na “pilha a combustível móvel”, recém inserida
em sua linha de produção em série, com potencial de transforma-se em um
importante sistema de propulsão à veículos leves e pesados.
Assim,
como dois exemplos que evidenciam a busca de duas grandes empresas por novas
alternativas de neutralidade do carbono, e, cujas estratégias parecem
contrastar com a tendência atual dominante dos veículos elétricos a bateria, é
importante sublinhar alguns desafios de relevo que os motores à combustão
interna precisam enfrentar para ganhar escala e competitividade no setor
automobilístico: as questões sobre a infraestrutura, o custo e a sustentabilidade
em todo o processo produtivo e de uso dos veículos num futuro próximo.
Analista Responsável Thais Virga
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