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AutorLafis
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Ano2024
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Categoria
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Analista ResponsávelFelipe Souza
Há alguns anos o modelo de autorização, concessão e operação
ferroviária está em vigor no País. Desde 2021, com a implementação do
Pró-Trilhos (Programa de Autorizações Ferroviárias), a ANTT recebeu 106
requerimentos, que geraram 45 contratos de autorizações ferroviárias que
previam R$ 241,14 bilhões em investimentos para explorar 12.546 km de trilhos
(quase metade da malha existente). No entanto quase nada saiu da fase de
projeto.
Isto evidencia que o atual modelo e as atuais condições legais e
econômicas não garantiram mínimas condições para o desenvolvimento dos projetos
anunciados, praticamente anulando o bom início observado em 2021.
Por tal razão, vem crescendo as conversas, por parte da secretária
Nacional de Transporte Ferroviário e players do setor, para que a Lei
das Ferrovias passe por uma série de mudanças até o final do ano para destravar
projetos e viabilizar investimentos visando a melhora e ampliação da malha
ferroviária.
Dentre algumas sugestões, a que mais chama atenção é a proposta de
alterar o antigo modelo que somente previa iniciativa e recursos privados na
construção de novas trechos, passando o governo a fazer parceria com o setor
privado, na prática, se dará por meio de um contrato no formato de PPP (parceria
público-privada).
Umas vez que é muito difícil viabilizar projetos ferroviários apenas
com recursos privados, pois normalmente são de longo prazo de construção, com
rentabilidade baixa, neste novo formato, caso um determinado projeto necessite
de aporte de recursos públicos para sua viabilidade via PPP, haverá um leilão onde
qualquer interessado que se qualifique poderá fazer um lance. Este lance será
na forma de propor o volume de recursos públicos a ser aplicado no projeto.
Quem propor menor volume vence o certame.
A iniciativa é vista com bons olhos pelo setor, mas já se sabe que
politicamente existem grandes obstáculos a vencer para implementação desta
modificação que vão desde o convencimento de alas no Congresso antipáticas às
extensões do gasto público, até as dificuldades jurídicas de se fazer uma
alteração na Lei das ferrovias para permitir que o governo passa injetar
dinheiro na assinatura do contrato, algo que atualmente não é prevista por ela.
Analista Responsável Felipe Souza
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