Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • transporte aéreo, empresas do setor transporte aéreo, empresas do segmento transporte aéreo, setor transporte aéreo, segmento transporte aéreo, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2020
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Felipe Souza
    Com a crise gerada pela pandemia de Covid-19, não só o transporte aéreo de passageiros sofreu um grande revés, mas também a modalidade de cargas.

    Segundo os resultados divulgados pela Abear e ANAC, no acumulado de janeiro a abril deste ano, foram transportadas cerca de 170,4 mil toneladas pelas empresas sediadas no Brasil de operação nacional e internacional, um recuo de 24,3% em relação às 225 mil toneladas transportadas no mesmo período do ano anterior.

    Em relação ao transporte de carga em âmbito nacional, a queda da atividade vem sendo sentida desde fevereiro (-6,3%/fev-19), mas sofreu mais duramente em abril (-66,9/abr-19) quando os efeitos da pandemia já se faziam plenos. Já a carga internacional vinha percorrendo uma trajetória de queda desde todo ano de 2019, desembocando em retração mais aguda a partir de março deste ano.

    Dada a importância desta modalidade para o setor, bem como ele sendo um poro importante de geração de valor e receita para as companhias áreas, a Lafis começará a divulgar as projeções do volume de carga aérea transportada em seu Relatório Setorial. Assim, diante da conjuntura descrita, a Lafis projeta uma redução de 23,5% do volume transportado em 2020.

    Para saber os detalhes desta projeção para este e os próximos 4 anos, consulte o Relatório Setorial do Transporte Aéreo disponível em nosso portal.

    Especialista do Setor Felipe Souza