Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • tintas, empresas do setor tintas, empresas do segmento tintas, setor tintas, segmento tintas, vernizes, empresas do setor vernizes, setor vernizes, segmento vernizes, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2012
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Felipe Souza
    A fabricante de tintas norueguesa Jotun iniciou a construção da sua primeira fábrica na América Latina, em Itaboraí, região metropolitana do Rio de Janeiro, o valor do investimento não foi revelado. A companhia foi fundada em 1926 na cidade de Sandefjord - no sul da Noruega - iniciou suas atividades na fabricação de tinta utilizada no revestimento de navios baleeiros. Hoje, a empresa está em 79 países, tem 40 fábricas e nove mil funcionários no mundo, com um faturamento mundial de US$ 2,2 bilhões em 2011.

    A companhia, que possui 57% da sua produção mundial destinada a fabricação de tintas para revestimento de estruturas metálicas, como as de navios, plataformas de petróleo e estaleiros, visa o crescimento do mercado de petróleo e gás no País. A nova unidade fabril, focada nesse segmento, deverá iniciar a operação no fim de 2013. A empresa começará fabricando 10 milhões de litros de tintas por ano, com a possibilidade de expandir para 50 milhões de litros, se houver demanda no mercado. A fábrica ainda irá gerar cerca de 200 empregos diretos e mais de 600 durante a construção. 

    Para o setor de tintas e vernizes, com perspectiva de um crescimento da economia brasileira em 2012, mesmo mais moderado que o registrado em 2011, deverá continuar contribuindo para um ciclo positivo para a construção de imóveis além de outras indústrias e segmentos demandantes de tintas, como os setores de petróleo e gás. Tal conjuntura favorecerá as vendas de tintas, contribuindo para o aumento no faturamento do setor. A Lafis estima que a produção total de tintas fique por volta de 4,4%.