Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • telequipamentos, empresas do setor telequipamentos, empresas do segmento telequipamentos, setor telequipamentos, segmento telequipamentos, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2020
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro
    A produção global de smartphones deve cair um recorde de 16,5%, para 287 milhões de unidades neste segundo trimestre em relação ao ano anterior, com a pandemia de coronavírus atingindo a demanda, informou a TrendForce, apesar das cadeias de fornecimento terem sido retomadas após semanas de paralisação.

    A TrendForce reduziu sua previsão de produção anual para 1,24 bilhão de smartphones, queda de 11,3% em relação a 2019, de 1,35 bilhão de unidades.

    No Brasil, assim como apontado pela pesquisa em relação ao esperado para a produção mundial, deve-se observar uma queda acima de dois dígitos na produção de smartphones, com retração ainda mais significativa no segundo trimestre do ano, considerando ser este o período de maior restrição econômica, com medidas de distanciamento social impostas pelas autoridades para reduzir a curva de contágio e mortos pelo Covid-19.

    Além disso, com parte significativa dos componentes importados de outros países, a desvalorização cambial observada ao longo dos últimos meses deverá se traduzir em aumento dos custos de produção. Diante de uma demanda deprimida, as empresas poderão limitar o repasse de custos aos consumidores ou repassar esses custos e observar uma retração ainda maior da compra de smartphones no Brasil.

    Desta maneira, a Lafis considera que o desempenho do setor será frustrado em 2020, pois, apesar da essencialidade dos smartphones na rotina de parcela significativa dos brasileiros, diante das dificuldades econômicas, devemos observar a postergação da compra de um novo aparelho por parte dos consumidores. 

    Especialista do Setor Marcel Tau