Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • telequipamentos, empresas do setor telequipamentos, empresas do segmento telequipamentos, setor telequipamentos, segmento telequipamentos, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2019
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro
    De janeiro a julho de 2019, a produção de equipamentos de comunicação*, segundo dados do IBGE, apresentou retração de 9,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, acentuando a tendência de desaceleração da produção setorial observada desde o final de 2017. Desde janeiro de 2019 a produção de equipamentos de comunicação registra queda no acumulado de 12 meses em relação aos 12 meses anteriores, alcançando -9,9% em julho.

    A base de comparação, a desaceleração da atividade econômica e as mudanças nos hábitos dos consumidores ajudam a explicar a tendência descrita acima. Um comportamento do consumidor que tem afetado as vendas de celulares no Brasil e no mundo é a postergação da troca de aparelhos, movimento que reflete também na aquisição de aparelhos mais caros e com melhores atributos, diluindo o valor do aparelho ao longo do tempo.

    O acirramento da competição global em torno dos smartphones e a ampla penetração nos mais distintos mercados levou empresas a buscarem alternativas para continuarem relevantes. O exemplo que mais tem se comentado no mercado é o da Apple, que diante deste cenário vem dando grande relevâncias aos braços de serviços (como música e pagamentos) e produtos (como a Apple TV e o Apple Smartwatch).

    (*) Este grupo compreende a fabricação de telefones e equipamentos de comunicação de transmissão de sinais e dados por meio de cabos ou ondas eletromagnéticas, tais como os equipamentos de emissão de imagens e sons (televisão e rádio) e outros equipamentos de comunicação sem fios.

    Especialista do Setor: Marcel Tau