Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • telecomunicações, empresas do setor telecomunicações, empresas do segmento telecomunicações, setor telecomunicações, segmento telecomunicações, economia, macroeconomia

    O número de instalações de telefones fixos ao final de julho de 2019 somou 35,44 milhões de linhas, redução de 7,9% em relação ao mesmo mês de 2018, mantendo a tendência de queda no segmento. Cabe destacar que a maior queda das instalações de telefones fixos ocorreu no segmento de concessionárias, enquanto no segmento de autorizadas a redução foi menor, -9,7% e -5,6%, respectivamente.

     

    Quanto à internet banda larga, esta continua a crescer embora em um ritmo inferior ao verificado durante o ano de 2018, mas ainda assim com uma taxa de crescimento de 4,6%, comparando os acessos de julho de 2019 com o mesmo mês de 2018, totalizando 32,1 milhões de acessos.

     

    No que diz respeito a TV por assinatura, o segmento continua registrando queda desde outubro de 2015, encerrando julho de 2019 com queda de -7,4% em relação ao mesmo mês de 2018.

     

    A concorrência com outros serviços, com destaque para o streaming (Netflix, Amazon Prime, HBO Go, etc.) ajuda a explicar a retração dos acessos de TVA, enquanto a ascensão do WhatsApp e telefonia móvel são alguns dos fatores que explicam o movimento de retração da telefonia fixa. O baixo dinamismo econômico também afeta o desempenho de tais segmentos, assim como restringe maiores taxas de crescimento da banda larga fixa.

     

    Especialista do Setor: Marcel Tau