Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • tecnologia da informação, empresas do setor tecnologia da informação, empresas do segmento tecnologia da informação, setor tecnologia da informação, segmento tecnologia da informação, economia, macroeconomia

    O movimento de fusões e aquisições que acometeram a área de tecnologia da informação (TI) neste dois últimos anos, após a abertura de capital de várias empresas do ramo no Novo Mercado da Bovespa, foi complementado esta semana com o anúncio da fusão de duas das maiores empresas de software do país. A Totvs, em comunicado a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), declarou que irá incorporar 100% do capital de sua maior concorrente, a Datasul.
    A transação está sendo avaliada em R$ 700 milhões, que serão pagos em dinheiro e ações. O acordo dependerá da aprovação do Conselho de Administração a ser votado em assembléias gerais dos acionistas – este será um momento novo no mercado de capitais brasileiro, pois nenhuma das empresas detém um controlador com mais de 50% de capital votante, sendo o destino da operação resguardada nas mãos dos acionistas.
    Com esta fusão, a Totvs se tornará a maior empresa de software do país, com participação de mercado de 40%, se mantendo bem à frente de sua concorrente, a alemã SAP, que em 2007 deteve uma participação de 23%. Embora as empresas atuem no mesmo mercado, ambas tem formas diferentes de operações comerciais.
    Enquanto a Totvs trabalha com formato tradicional de revendas para a distribuição de seus sistemas, a Datasul possui um modelo baseado em franquias. Isso será um desafio, pois a Totvs deverá decidir em qual modelo seguir de agora em diante: o seu atual modelo ou da nova empresa incorporada, ou até mesmo um regime de complementaridade entre as operações.