Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • tecnologia da informação, empresas do setor tecnologia da informação, empresas do segmento tecnologia da informação, setor tecnologia da informação, segmento tecnologia da informação, economia, macroeconomia
    O mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no Brasil deve crescer 7% em 2021 de acordo com a previsão da International Data Corporation (IDC) Brasil.

    A expectativa positiva faz parte do estudo IDC Predictions que aponta tendências e movimentos de mercado. Considerando somente o mercado de TI, a projeção é de alta de 11%.

    Nos últimos anos o setor de tecnologia apresentou desempenho muito positivo, sobretudo quando comparado com o desempenho econômico do Brasil e de diversos outros setores. Para elucidar melhor esse movimento, segue algumas informações referentes ao desempenho recente do setor: crescimento de 8,3% e 10,9%, respectivamente no volume de vendas e receita nominal de vendas em 2020; crescimento de 15,5% e 18,9%, na comparação do primeiro bimestre de 2021 (últimos dados disponíveis) em relação ao mesmo período do ano anterior.

    Diversos segmentos do setor de tecnologia vêm ganhando cada vez mais importância e assim deve permanecer nos próximos anos. Alguns segmentos ligados ao mercado de TI que ganharam importância nos últimos anos são: big data e análise de dados; aprendizado de máquina; segurança da informação; internet das coisas; etc.

    O crescimento de trais segmento e do setor de TI como um todo está intimamente ligado ao crescimento na utilização de serviços digitais (redes sociais, comércio eletrônico, streaming de vídeos...) por parte dos mais variados usuários, passando por empresas, pessoas físicas e órgãos públicos. 

    Desta maneira, a Lafis reforça o otimismo para o setor nos próximos anos, apesar da existência de alguns importantes desafios, com destaque para a necessidade da ampliação de mão de obra qualificada para o setor, um desafio que cresce em paralelo ao surgimento de novos nichos e necessidade cada vez maior de especialização da força de trabalho no universo da tecnologia.

    Especialista do Setor: Marcel Tau Carneiro