Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • tecnologia da informação, empresas do setor tecnologia da informação, empresas do segmento tecnologia da informação, setor tecnologia da informação, segmento tecnologia da informação, economia, macroeconomia

    O setor de Tecnologia da Informação no Brasil está em expansão, com projeções de avanço para 2024. O crescimento é impulsionado por diversos fatores, incluindo o aumento dos investimentos em tecnologias digitais, a transformação digital acelerada em vários setores e a crescente demanda por soluções inovadoras.

    No entanto, apesar do bom desempenho do setor é importante destacar que houve uma desaceleração tanto das receitas como do volume de serviços prestados. Enquanto no acumulado de 12 meses até agosto de 2024, as receitas e volumes avançaram, respectivamente, 6,2% e 4,1%, no acumulado de 12 meses até agosto de 2023 essas variações foram de 11,8% e 10,8%, respectivamente.

    O dinamismo do setor, que engloba uma série de segmentos é particularmente notável em áreas como inteligência artificial, computação em nuvem, cibersegurança e Internet das Coisas (IoT).

    O mercado de trabalho no setor de TI (Informação e Comunicação) também apresenta um desempenho favorável, com um saldo de 42,7 mil novos empregos gerados nos últimos 12 meses. Considerando somente atividades dos serviços de tecnologia da informação, o estoque de empregos no setor em setembro de 2024 era de 634.803 empregados.

    Apesar do cenário promissor, o setor de TIC no Brasil enfrenta alguns desafios, como o déficit na balança comercial, necessidade crescente de investimentos em pesquisa e desenvolvimento e falta de mão de obra qualificada.

    Neste contexto, apesar do crescimento ininterrupto do setor ao longo dos últimos anos, as perspectivas apontam para um crescimento mais moderado e desafiador daqui em diante.

    Especialista do Setor Marcel Tau.