Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • tecnologia da informação, empresas do setor tecnologia da informação, empresas do segmento tecnologia da informação, setor tecnologia da informação, segmento tecnologia da informação, economia, macroeconomia
    No acumulado de 12 meses até novembro de 2019, a produção dos equipamentos de informática, aprofundando uma tendência de desaceleração já observada desde o início de 2018, apresentou retração de 0,2%, com considerável oscilação ao longo do ano. O setor nos últimos anos produziu uma quantidade muito menor do que o observado no período de maior crescimento econômico. A Lafis acredita que tal movimento é estrutural, dado a substituição de aparelhos de informática por smartphones observada nos últimos anos, reduzindo a demanda por tais produtos.

    Em relação as vendas, considerando os bens de consumo de informática (desktops, notebooks e tablets), somente os notebooks apresentaram expansão das vendas ao longo de 2019. É importante observar que, com a expansão dos smartphones os produtos de informática apresentaram queda significativa das vendas em um horizonte mais amplo de análise, considerando que são produtos concorrentes em algumas utilidades. Em 2015, foram vendidas 15,8 milhões de produtos de informática e entre 2016 e 2019 esse patamar permaneceu abaixo dos 6 milhões.

    Na contramão do segmento de equipamentos de informática, os serviços de tecnologia de informação avançaram significativamente, com expansão de 13,6% no acumulado em 12 meses até novembro. Cabe destacar que, diferente do observado no segmento de equipamentos de informática, não houve retração do volume de serviços de TI, mesmo no período de recessão. 

    Especialista do Setor  Marcel Tau