Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • tecnologia da informação, empresas do setor tecnologia da informação, empresas do segmento tecnologia da informação, setor tecnologia da informação, segmento tecnologia da informação, economia, macroeconomia
    As vendas de computadores no Brasil totalizaram 15,4 milhões de unidades em 2011, alta de 12% sobre 2010, segundo dados do grupo de pesquisa IDC Brasil. O resultado consolida o país na terceira posição no mercado mundial de computadores, atrás apenas de China e Estados Unidos.

    De acordo com o IDC, 55% das vendas foram de notebooks e netbooks e 45 % foram de desktops, em um ano que se caracterizou por contar com um mercado bastante aquecido, principalmente no que diz respeito à competição entre os fabricantes. Do total de máquinas vendidas, 70% foram destinadas ao segmento doméstico e 30% ao segmento corporativo, que inclui Governo e educação. 

    Além da consolidação do país na terceira posição do mercado mundial de computadores, teve-se também a confirmação dos notebooks como a principal categoria no segmento, motivada pela forte queda nos preços destes à partir de 2010, com as vendas se concentrando principalmente nos produtos abaixo de mil reais.

    Segundo pesquisa da IDC, cabe apenas a ressalva de que as vendas de netbooks tiveram redução de 18% em relação ao ano de 2010, principalmente por conta do crescimento do mercado de tablets.  Ainda engatinhando no mercado brasileiro, os tablets já começam a ganhar território. Em 2011 eles responderam por 5% das vendas no varejo brasileiro segundo estudo da consultoria GfK Consumer Choices, diferentemente ao se comparar com o mercado mundial, em que estes responderam por quase 1/4 das vendas de computadores na média global.