Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • soja, empresas do setor soja, empresas do segmento soja, setor soja, segmento soja, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2019
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique
    O USDA divulgou nesta sexta-feira (13/09) relatório de exportações de soja e, para surpresa e alívio do mercado ao mesmo tempo, houve um número expressivo de vendas da oleaginosa dos EUA para a China, o equivalente a 204 mil toneladas. Há uma clara percepção de que ambos os países estão a caminho de uma redução gradual no conflito comercial, o que tende a beneficiar todo o mercado. Dada a demanda do gigante asiático, as cotações da soja subir; os contratos da soja em grão com entrega em novembro fecharam com alta de 29,00 centavos ou 3,34% em relação ao fechamento anterior, a US$ 8,95 1/2 por  bushel.

    Esse movimento de reaproximação não assusta o Brasil, ao contrário, a maior demanda chinesa pressiona os preços do grão, que melhora a receita dos produtores internos. No entanto, caso a guerra comercial entre ambos termine, o aumento da oferta global tem potencial para derrubar os preços impactando negativamente a receita dos exportadores.

    Por fim, destaca-se que, a expectativa dos produtores do grão é de que enquanto a guerra comercial se mantiver, o Brasil terá grandes oportunidades de exportação. Nesse sentido, a despeito da queda de 26% da participação chinesa nas compras da soja brasileira acumulada em 2019, esse país ainda é responsável por cerca de 75% da demanda e, caso não consiga firmar acordo com os EUA, deverá aumentar ainda mais suas compras no Brasil. O câmbio é outra variável importante que vem animando os produtores internos, pois a recente desvalorização observada, ainda que resultado do chamado “efeito contágio” em relação à Argentina, é de fundamental importância para os exportadores.

    Principais destinos da soja brasileira por receita – em % - Acumulado de Jan-Ago/2019

    Especialista do Setor: Marcos Henrique