Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • soja, preço da soja, biodiesel, preço da soja hoje, preço soja, preço do soja, pe de soja, cepea soja, cadeia produtiva da soja, usda soja, soja mato grosso, soja brasileira, preço do soja coamo, preço soja coagru, preço soja cotripal, soja intacta, energia biodiesel, anp biodiesel, biodiesel de soja, o biodiesel, biodiesel soja, plantação de soja, soja industria, indústria de soja, industria de oleo de soja, fábrica de biodiesel, fabrica de biodiesel, usina de biodiesel, economia brasileira, setorial brasileiro
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2018
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Henrique Pavan
    De maneira atípica, o Brasil pode se ver obrigado a importar um dos seus principais produtos, a soja. Diante do conflito comercial entre EUA e China, o país tem aumentado seus embarques atingindo recordes históricos, o que o fará importar o grão para dar conta da demanda interna. O grão americano, mais barato que o brasileiro em função da menor procura dos chineses, é a opção disponível para dar resolver o problema.

    Entretanto, variedades de sojas transgênicas ainda não tiveram seus registros devidamente aprovados para plantio e consumo no Brasil, o que pode impedir a importação. De acordo com autoridades sanitárias, existem cerca de 20 tipos de grãos modificados geneticamente aprovados nos EUA, com características que vão de tolerância a herbicidas à resistência a insetos. Já o Brasil, aprovou 16 tipos, com genes combinados ou simples.

    No entanto, a despeito das dificuldades protocolares com relação às legislações específicas, pode-se dizer que o Brasil tem sido beneficiado pela disputa entre os gigantes do comércio mundial, e isso pode trazer grandes vantagens no reposicionamento do país no curto e longo prazos.

    Especialista do Setor Marcos Henrique