Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • siderurgia, empresas do setor siderurgia, empresas do segmento siderurgia, setor siderurgia, segmento siderurgia, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2024
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro

    De janeiro a setembro de 2024, as importações totais de aço, em toneladas, avançaram 24%, com crescimento expressivo das importações advindas da China, Rússia e Japão. No período, tanto a Rússia como o Japão ampliaram em mais de 100% suas exportações para o Brasil, enquanto a China, que responde por mais da metade de nossas importações, reportou um avanço de 17,8% no período.

     

    A produção brasileira de aço bruto foi de 25,2 milhões de toneladas no acumulado de janeiro a setembro de 2024, o que representa um aumento de 4,4% frente ao mesmo período do ano anterior. A produção de laminados no mesmo período foi de 17,7 milhões de toneladas, crescimento de 7,0% em relação ao registrado no mesmo acumulado de 2023. A produção de semiacabados para vendas totalizou 6,7 milhões de toneladas de janeiro a setembro de 2024, uma redução de 5,8% na mesma base de comparação.

     

    As vendas internas foram de 15,9 milhões de toneladas de janeiro a setembro de 2024, o que representa um crescimento de 7,4% quando comparadas com igual período do ano anterior.

     

    Dessa maneira, observamos no acumulado até setembro um bom dinamismo da demanda local por aço, que só não impactou de maneira ainda mais relevante a produção nacional devido ao elevado volume de importação de aço, sobretudo da China, Rússia e Japão.

     

    Especialista do Setor Marcel Tau.