Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • siderurgia, empresas do setor siderurgia, empresas do segmento siderurgia, setor siderurgia, segmento siderurgia, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2011
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro

    A Votorantim Siderurgia tem adotado medidas de contenção para se adaptar ao cenário de esfriamento de demanda de produtos siderúrgicos e preços em queda no Brasil e no exterior. Assim, foi anunciado o desligamento de um dos dois fornos elétricos da usina de Barra Mansa (RJ), enquanto o da usina de Resende está operando com 80% da capacidade. A companhia neste ano já havia passado por arrefecimento de exportações por falta de preços competitivos com os do mercado internacional.

    A companhia está operando em 2011 no Brasil com capacidade total entre 60% a 65% (2,6 milhões de toneladas) enquanto na Argentina conta com 75% da capacidade e na Colômbia a 85%.

    A siderurgia brasileira perdeu competitividade desde 2010, pois apresentou aumento de custos dada a valorização do Real, que tornou o aço da América do Sul mais caro quando comparado ao asiático. O parque siderúrgico brasileiro está trabalhando com uma ociosidade média de 40% e no momento se torna necessária algumas medidas contracionistas para recuperar sua competitividade no mercado internacional.