Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • siderurgia, empresas do setor siderurgia, empresas do segmento siderurgia, setor siderurgia, segmento siderurgia, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2011
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro

    A empresa argentina Ternium (Grupo Techint) e suas subsidiárias Siderar e Confab Industrial, finalizaram a compra das participações acionárias dos grupos Camargo Corrêa, Votorantim e  Caixa dos Empregados (fundo de pensão) na Usiminas, com o montante em torno de                     R$ 5 bilhões para compra de 139,7 milhões de ações (27,7% do capital votante da Usiminas). Com isso, a siderúrgica passa a dividir o seu controle com a japonesa Nippon Steel, com 46,1%; o grupo Ternium/Tenaris, com 43,3% e o fundo de pensão (Caixa dos Empregados Usiminas), com 10,6%.

    Como integrante do bloco de controle, a Nippon Steel possuía o direito de preferência para a compra de ações da Camargo e Votorantim, que adquiriu as ações da Usiminas em bolsa para negociar sua entrada no bloco. Com a  sua entrada, o objetivo é destinar parte da produção de placas laminadas da usina de Cubatão (Usiminas) para exportação.

    A entrada da Ternium na Usiminas não teve aprovação dos investidores, que estavam aversos com o preço elevado oferecido. No entanto, a Usiminas vem sofrendo com os efeitos da crise no setor, consequentemente reduzindo sua produção para 70% da capacidade e por conta disto, está se desfazendo de ativos para positivar o caixa, não possuindo mais empresas nacionais no seu grupo controlador.