Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • shopping centers, empresas do setor shopping centers, empresas do segmento shopping centers, setor shopping centers, segmento shopping centers, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2021
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Alexandre Favaro Lucchesi
    De acordo com a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o faturamento do setor sofreu uma drástica queda de 33,2% em 2020, ainda mais intensa que a esperada pela Lafis, como reflexo da pandemia iniciada no ano passado. As medidas de combate à Covid-19 envolveram, dentre outras iniciativas, o fechamento completo dos estabelecimentos comerciais e serviços presenciais e não essenciais em meados de março e abril de 2020, impactando diretamente o funcionamento dos shopping centers no Brasil. Neste período, todos os empreendimentos existentes no país foram obrigados a suspender suas atividades como forma de evitar a circulação de pessoas.

    Mesmo após a flexibilização das medidas de isolamento ao longo do ano passado, lojistas e administradores de shopping centers passaram a conversar sobre a sobrevivência de seus negócios por meio de acordos quanto ao pagamento de aluguéis, fundo de promoção e propaganda (FPP) e taxas de condomínios. Ou seja, foi necessária uma coordenação e cooperação de ações entre estes agentes a fim de mitigar tais riscos, bem como buscar linhas de crédito que conferiram maior fôlego às empresas do setor para superar parte das perdas.

    Apesar do desempenho negativo, a Área Bruta Locável (ABL) cresceu 1,1%, mostrando que, ainda que diante de um cenário desafiador, nenhum shopping center foi fechado definitivamente em 2020 e as inaugurações previstas para o ano se concretizaram, passando de 577 unidades para 601 empreendimentos no período. Para 2021, a expectativa segue positiva, com a previsão de 13 novos shopping centers em diversas regiões do país. Em termos de faturamento nominal, a Lafis espera um avanço igual a 9,3% - porém, é importante observar que este crescimento se dará sobre uma base de comparação muito depreciada, não sendo possível recuperar as perdas provocadas pela pandemia neste curto prazo.

    Especialista do Setor Fernanda Rodrigues