Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • seguros, empresas do setor seguros, empresas do segmento seguros, setor seguros, segmento seguros, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2018
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Fernanda Rodrigues
    O setor de seguros observou, ao final de 2017, crescimento no prêmio de seguros e redução da sinistralidade (+3,7% e -2,7 p.p., respectivamente), uma expansão mais forte que no ano anterior, e as perspectivas para 2018 continuam positivas. O cenário esperado de estabilidade econômica, com baixa taxa de juros, inflação controlada, e melhora no mercado de trabalho e da renda, contribuem para a retomada das contratações de serviços de seguros, tanto por parte das empresas quanto das famílias.

    Para aproveitar tal conjuntura, o setor tem adotado estratégias para se reestruturar, investir em tecnologia e criar facilidades para o cliente. Neste sentido, as seguradoras têm se preocupado em estar disponíveis via aplicativos de celular, bem como em realizar parcerias com insurtechs, vistas como facilitadoras para o desenvolvimento do setor. Segundo apuração feita pela Conexão Fintech, em fevereiro deste ano, existiam 55 insurtechs no Brasil, enquanto que em agosto de 2017, este tipo de empresa somava 27.

    É importante salientar ainda que as ações regulatórias também são extremamente importantes para o bom desempenho do setor de seguros nacional, uma vez que promove uma maior transparência e segurança jurídica na oferta deste tipo de serviço. Uma destas ações é o novo marco regulatório de capitalização, que será anunciado na segunda quinzena de abril pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e que contemplará, além das quatro modalidades atuais (tradicional, popular, incentivo e compra programada), outras duas categorias, com a regulamentação também o instrumento de garantia e a filantropia premiável.

    Especialista do Setor  Fernanda Rodrigues.