Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • seguros, empresas do setor seguros, empresas do segmento seguros, setor seguros, segmento seguros, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2020
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Fernanda Rodrigues
    O total de prêmios de seguros acumulado entre janeiro e abril de 2020 somou R$ 35,6 bilhões, segundo dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), resultado 1,2% inferior ao registrado no mesmo período em 2019. No geral, a sinistralidade apresentou queda de 2,6 p.p. no período, chegando a uma taxa de 46,6%, porém ainda é considerada alta.

    Segundo a classificação elaborada pela Lafis, contribuiu para este desempenho negativo a queda observada na arrecadação do prêmio no ramo de automóveis. No acumulado do primeiro quadrimestre deste ano, houve um recuo de 11,8% no prêmio direto deste segmento, em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto observou-se um avanço de 5,7 p.p. na sinistralidade, o único dentre os ramos analisados. Tal resultado pode ser explicado pela queda de 9,5% em “Automóvel – Casco” no período, já que esta categoria representa mais da metade do prêmio arrecadado pelo ramo de seguros para automóveis (64,3%), e está diretamente relacionado à queda expressiva tanto na produção quanto na venda de veículos no início deste ano.

    De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção nacional de veículos caiu 99,3% em abril deste ano, na comparação com o mesmo período de 2019. Este foi o pior resultado da série histórica e reflete o impacto da pandemia do coronavírus na indústria, que teve suas atividades paralisadas no mês em questão e reabre de forma gradual suas unidades desde a primeira quinzena de maio. Com isso, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), os emplacamentos de veículos tiveram queda de 76% em abril de 2020, na comparação com o mesmo mês do ano passado, somando um total de 55.732 automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões registrados.

    Diante deste cenário, a Lafis acredita que o ramo de automóveis irá contribuir negativamente para o desempenho do setor de seguros nacional em 2020, tendo em vista o importante peso deste segmento dentro da atividade como um todo (34,2% em 2019). Com isso, espera-se uma queda de 0,3% no total do prêmio arrecadado com seguro para automóveis em 2020, sendo esta perspectiva sujeita a alterações mediante a duração e efeitos econômicos das medidas de isolamento social adotadas no combate ao Covid-19.

    Especialista do Setor Fernanda Rodrigues