Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • seguros, empresas do setor seguros, empresas do segmento seguros, setor seguros, segmento seguros, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2014
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Fernanda Rodrigues
    A Fundación Mapfre lançou um relatório em que apresenta a evolução do mercado latino americano de seguros nos últimos dez anos (2003-2013), utilizando dados estatísticos de dezoito mercados seguradores, além de destacar os fatores que influenciaram sua evolução. Segundo a publicação, o mercado apresentou crescimento de dois dígitos em oito dos anos analisados e o Brasil foi o país que liderou o crescimento regional do setor. Entre os elementos positivos que impactaram no crescimento do segmento estão a situação econômica que a região atravessou no período, com destaque ao aumento no nível de empregos, às vendas de bens e automóveis, à maior demanda de créditos de consumo e hipotecas, aumento do poder aquisitivo da população e ao maior acesso a produtos e serviços que não eram utilizados anteriormente.

    Em dez anos, o mercado segurador da América Latina obteve aumento nominal de 358% dos prêmios emitidos e entre os países que mais aumentaram o volume de prêmios, no período, foram o Brasil ocupando o primeiro lugar, seguido pela Venezuela e a Argentina. Em adicional, destaca-se que as perspectivas para os próximos anos são otimistas e o desempenho do setor de seguros tem grande potencial de crescimento na região, mesmo inserido em um contexto de desaceleração econômica observada em alguns países, por exemplo, a economia brasileira.    

    Sobre o mercado brasileiro, em específico, observa-se que a tendência dos últimos anos será mantida, impulsionado  por produtos que atendam demandas específicas, nichos de mercados ainda pouco explorados e a maior percepção das pessoas da importância de ter um seguro. Desse modo, para 2014, a Lafis estima um crescimento de 12,0%, atingindo R$ 92,96 bilhões de prêmios emitidos.

    Analista do Setor de Seguros: Amanda de Brito Andriotta