Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • seguros, empresas do setor seguros, empresas do segmento seguros, setor seguros, segmento seguros, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2018
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Fernanda Rodrigues
    O Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS), divulgado pela Fenacor¹, cresceu 23 pontos em outubro deste ano em comparação com o mês anterior, o melhor resultado alcançado neste semestre. Todas as três variáveis que compõem o índice total apresentaram resultado positivo no período: Índice de Confiança das Grandes Corretoras (+26,7 pontos), Índice de Confiança e Expectativas das Seguradoras (+24,4 pontos) e Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras (+17,7 pontos).

    Os resultados apontam uma retomada significativa da confiança das empresas do setor com a definição do cenário político, até então caminhando para a eleição do candidato à presidência Jair Bolsonaro e que se confirmou no último dia 28 de outubro. Com isso, as seguradoras e resseguradoras esperam reduzir suas incertezas quanto às políticas econômicas a serem adotadas pelo novo presidente eleito e seus efeitos para o setor de seguros nacional.

    Portanto, diante dos resultados consolidados até agosto deste ano e que apontam para um crescimento do prêmio de seguros, bem como para a queda da sinistralidade, somada a uma maior confiança das empresas seguradoras, a Lafis acredita que, em 2018, o setor de seguros nacional avançará 6,9% em termos de faturamento. Destaque para o aumento nas contratações relacionadas aos seguros pessoais e de automóveis, tendo em vista a melhora relativa no mercado de trabalho e o crescimento esperado da venda de veículos leves.

    ¹Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros

    Especialista do Setor  Fernanda Rodrigues.