Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • petroquímica, empresas do setor petroquímica, setor petroquímica, química, empresas do setor química, empresas do segmento química, setor química, segmento química, economia, macroeconomia
    No acumulado de 2020, o índice de produção de produtos químicos de uso industrial apresentou uma mínima expansão de 0,1%.

    Até meados de fevereiro, os resultados rumavam para uma boa performance do setor. No entanto, com a eclosão e disseminação do Covid-19 houve uma mudança radical do cenário. 

    O segmento de produtos químicos de uso industrial foi significativamente afetado pelos efeitos da pandemia, especialmente por conta do forte declínio da demanda geral e pelos efeitos negativos do isolamento social e paralisação de diversas atividades econômicas.

    Naquele momento, mesmo que alguns segmentos ainda tenham se beneficiado pela elevação da demanda por insumos utilizados no combate à Covid-19 (como produtos de limpeza, sanitizantes e detergentes, descartáveis hospitalares, embalagens de alimentos, entre tantos outros), uma parcela majoritária do setor que fornece para clientes ligados à construção civil, ao setor automobilístico e aos bens de consumo duráveis, sentiram a demanda praticamente sumir, o que impactou diretamente na retração da produção, sobretudo nos meses de março e subsequentes

    No entanto, a partir do quarto trimestre se observou o movimento de franco fortalecimento da demanda que alavancou a produção, inclusive, acima do esperado. Na média do 4º trimestre de 2020, o índice de produção subiu 11,01% na comparação com mesmo período de 2019, fato este que trouxe o índice ao terreno positivo (não obstante ser uma mínima taxa de expansão).

    Analista responsável Felipe Souza