Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • produtosdelimpeza,setorprodutosdelimpeza,segmentoprodutosdelimpeza,limpezadoméstica,empresasdosetorlimpezadoméstica,setorlimpezadoméstica,segmentolimpezadoméstica,economia,macroeconomia,limpeza,produtos
    Enquanto alguns setores sentiram de forma negativa a paralisação de importantes atividades econômicas ao longo deste período de isolamento social em decorrência do Covid-19, a indústria de produtos de limpeza foi beneficiada pelas orientações de higienização pessoal e de ambientes para evitar a contaminação pelo vírus. Além do caráter de essencialidade destes itens, a pandemia levou a uma maior procura por produtos de limpeza doméstica desde o início da quarentena, seja nos canais físicos autorizados a funcionar, como supermercados, seja em canais digitais.

    Desta forma, a produção industrial de sabões, detergentes, produtos de limpeza, cosméticos e perfumaria, medida pelo IBGE, apresentou um crescimento acumulado em 2020 igual a 1,3% até o mês de maio em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo este o terceiro avanço consecutivo nesta base de comparação. Tal resultado interrompeu uma sequência de 12 taxas negativa e consecutivas nesta base de comparação, favorecido pelo atual cenário de pandemia e aumento expressivo na demanda. Ou seja, ainda que a variação mensal tenha apresentado uma queda de 6,0% na produção destes itens em maio de 2020, nota-se que o patamar da indústria de produtos de limpeza doméstica mantém-se acima do período pré-Covid-19, apontando um ganho do setor em meio a pandemia.

    Porém, a Lafis considera alguns pontos de atenção nesta análise, sendo eles: i) a forte desvalorização do Real, que acaba por aumentar os custos do setor, tendo em vista sua dependência de insumos importados; e ii) o crescente desemprego, que reduzirá a renda das famílias, levando a uma priorização de itens essenciais mais baratos. Com isso, a Lafis espera um crescimento de 4,3% no faturamento nominal das empresas fabricantes de produtos de limpeza doméstica em 2020.

    Especialista do Setor Fernanda Rodrigues.