Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • pneus, empresas do setor pneus, empresas do segmento pneus, setor pneus, segmento pneus, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2022
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Thaís Virga Passos
    A cadeia automobilística mundial ainda se ressente das consequências da pandemia do novo coronavírus. A eclosão da crise sanitária fez, e faz, com que haja disrupções nas cadeias produtivas, com destaque para a produção de componentes eletroeletrônicos, o que tem provocado interrupções na produção de veículos.

    O setor de pneus, pela correlação que possui com o setor automobilístico, também se ressente. Os dados do primeiro trimestre de 2022 mostram que houve queda de 2,8% na venda de pneus na comparação com o mesmo período de 2021; na comparação com o mesmo período de 2020, houve aumento de 2,4%. O resultado foi influenciado, principalmente, pela forte queda observada nas vendas para montadoras, com destaque para o segmento de veículos de passeio – queda de 16,5% na comparação com o primeiro trimestre de 2021.

    Importante destacar que se os números correntes não são positivos, o cenário prospectivo é desafiador. A produção de veículos leves no país deve sofrer recuo em 2022 (segundo projeções Lafis) o que deve prejudicar os canais de venda para montadoras; a desaceleração na venda de pneus de carga observadas na comparação do mês de março de 2022 comparando com o mesmo mês de 2021, houve queda de 5,5% no mercado de reposição e 6,4% para montadoras.

    A Lafis estima crescimento nas vendas internas de pneus para 2022, totalizando 58.281 unidades (+2,7% na comparação com 2021) abaixo das previsões feitas pela associação do setor. Acreditamos que os problemas relacionados à produção de componentes eletrônicos não se solucionarão ao longo de 2022 e acreditamos que a guerra na Europa dure mais, o que também impacta as cadeias globais de valor.

    Especialista do Setor Marcelo Balloti Monteiro