6 de setembro de 2024
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AutorLafis
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Ano2022
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Categoria
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Analista ResponsávelThaís Virga Passos
A cadeia automobilística mundial ainda se ressente das consequências da pandemia do novo coronavírus. A eclosão da crise sanitária fez, e faz, com que haja disrupções nas cadeias produtivas, com destaque para a produção de componentes eletroeletrônicos, o que tem provocado interrupções na produção de veículos.
O setor de pneus, pela correlação que possui com o setor automobilístico, também se ressente. Os dados do primeiro trimestre de 2022 mostram que houve queda de 2,8% na venda de pneus na comparação com o mesmo período de 2021; na comparação com o mesmo período de 2020, houve aumento de 2,4%. O resultado foi influenciado, principalmente, pela forte queda observada nas vendas para montadoras, com destaque para o segmento de veículos de passeio – queda de 16,5% na comparação com o primeiro trimestre de 2021.
Importante destacar que se os números correntes não são positivos, o cenário prospectivo é desafiador. A produção de veículos leves no país deve sofrer recuo em 2022 (segundo projeções Lafis) o que deve prejudicar os canais de venda para montadoras; a desaceleração na venda de pneus de carga observadas na comparação do mês de março de 2022 comparando com o mesmo mês de 2021, houve queda de 5,5% no mercado de reposição e 6,4% para montadoras.
A Lafis estima crescimento nas vendas internas de pneus para 2022, totalizando 58.281 unidades (+2,7% na comparação com 2021) abaixo das previsões feitas pela associação do setor. Acreditamos que os problemas relacionados à produção de componentes eletrônicos não se solucionarão ao longo de 2022 e acreditamos que a guerra na Europa dure mais, o que também impacta as cadeias globais de valor.
Especialista do Setor Marcelo Balloti Monteiro
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