Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • pneus, empresas do setor pneus, empresas do segmento pneus, setor pneus, segmento pneus, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2021
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Thaís Virga Passos
    O encerramento do primeiro bimestre deste ano foi positivo para o setor de pneus: as vendas no período cresceram 2,5% na comparação com o mesmo período de 2020. Ressalta-se a importância do resultado pois a expansão setorial se deu sobre um período pré-pandêmico.

    A expansão das vendas decorre de expansões tanto no segmento de pneus de carga (7,7%) como no de motocicletas (8,5%); no primeiro segmento houve expansão tanto nas vendas para montadoras (1,1%) como para reposição (10,0%); já no segundo segmento as vendas para reposição cresceram 8,5%. Por outro, os segmentos de pneus de passeio e de comerciais leves apresentaram retração no período analisado – 4,7% e 2,1% respectivamente. 

    Com relação ao setor externo, houve superávit na balança comercial no primeiro bimestre, com saldo positivo de US$ 5,5 bilhões; comparativamente a 2020, o saldo foi 74,5% menor. Quando avaliado em termos de quantidades vendidas, a balança comercial setorial torna-se deficitária – aproximadamente 3 milhões de unidades.

    A melhoria no setor de pneus vislumbrada no começo de 2021 se materializou no primeiro bimestre na comparação com o mesmo período de 2020. O resultado traz esperanças pois a expansão se dá sobre uma base forte, sem os efeitos da pandemia. No entanto, não podemos desconsiderar os efeitos na atividade econômica que poderá ocorrer em virtude das novas medidas de isolamento social e paralisação de atividades econômicas, decorrência do recrudescimento da pandemia. 

    Especialista do Setor Marcelo Balloti Monteiro