6 de setembro de 2024
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AutorLafis
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Ano2020
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Categoria
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Analista ResponsávelThaís Virga Passos
A indústria de pneus não tem perdido tempo, e vem acompanhado as inovações do setor automobilístico na promoção de soluções de mobilidade, com base em novas tecnologias.
A Sumitomo concluiu o desenvolvimento de uma nova tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA) que utiliza dados reais sobre o desenvolvimento de matérias-primas dos pneus, assim como dados analíticos avançados sobre as estruturas internas da borracha. Essa tecnologia visa contribuir para um desenvolvimento sustentável na mobilidade urbana para o futuro, que deverá promover pneus de alto desempenho e com mais segurança.
A fabricante de pneus Continental criou o protótipo de um pneu autocalibrável, a partir de um sistema capaz de monitorar e ajustar a pressão em tempo real. Além de aumentar a segurança do condutor do veículo, essa tecnologia têm como benefício melhorar a eficiência energética do carro, já que a calibragem correta ajuda a reduzir o consumo de combustível. De acordo com um levantamento da própria fabricante com 3,5 mil veículos no Brasil, 34% estavam com a pressão incorreta.
A Pirelli é a primeira fabricante de pneus no mundo a transmitir informações detectadas por pneus inteligentes sobre a superfície da rodovia através de redes 5G. A tecnologia foi apresentada no final de 2019 na Itália. O pneu é um meio de contato entre o veículo e a rodovia. O desenvolvimento de tecnologias como essa, permitirão o acesso de informações do carro e da própria infraestrutura rodoviária o que pode contribuir para a melhoria da segurança nas estradas.
Tais inovações dos principais players do setor, contribuem para elevação do valor agregado dos pneus e oferta de serviços que podem contribuir para o crescimento de seus faturamentos.
A Lafis estima que o faturamento do setor deverá atingir uma média de crescimento de 5,6% no período de 2021 a 2023, acima da média de crescimento da produção, uma vez que, as inovações do setor deverão agregar mais valor ao seu faturamento, e cada vez mais, as próprias fabricantes deverão trabalhar para oferecer não apenas pneus, mas um produto com um serviço especializado que atende as novas demandas dos consumidores e também da necessidades dos frotistas.
Analista do Setor Laís Soares
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