Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • pneus, empresas do setor pneus, empresas do segmento pneus, setor pneus, segmento pneus, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2024
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Thaís Virga Passos

    Diante de recuos nas vendas totais na maioria dos segmentos analisados pela Anip (com exceção do segmento de pneus para motos), conforme últimos dados divulgados, as vendas totais de pneus no acumulado do ano registraram uma queda próxima a 8,2% em 2023, até dezembro, ante 2022.

    Os destaques mais negativos do período deram-se no segmentos de pneus de cargas e agrícolas, cujas vendas retraíram, respectivamente, 13,8% e 21,5% no mesmo período e base de comparação.

    Em recente matéria da Frota e Cia entrevistando Klaus Curt Müller - presidente executivo da ANIP, e, Ricardo Alipio – representante da Associação Brasileira de Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip) são destacadas realidades antagônicas. Realidades essas de conjuntura em 2023 que evidenciam não apenas uma acirrada disputa no mercado de pneus, mas também ameaças à indústria nacional de pneus.

    Enquanto a Anip, representante dos fabricantes nacionais, reclama dos “preços desleais” dos produtos importados; importadores apontam a indústria brasileira de pneumáticos como “obsoleta e dependente de subsídios”.  Para Müller, a deslealdade dos preços praticados pelos importadores é o principal fator para a piora do mercado nacional., além de retração nas vendas, o que ainda provoca um aumento nos estoques. O executivo atenta que: “Temos visto em algumas notícias que não há oferta de pneu nacional, quando na verdade podemos atender a qualquer demanda de qualquer cliente”.

    Analista Responsável Thais Virga