Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • veículos leves, empresas do setor veículos leves, empresas do segmento veículos leves, setor veículos leves, segmento veículos leves, economia, macroeconomia
    A produção de veículos leves em 2019 apresentou um crescimento de 2,1% em relação à 2018, um acréscimo de 57,1 mil unidades. 

    Enquanto isso, as vendas internas de veículos leves cresceram 7,7%, cerca de 190,2 mil unidades a mais que no ano anterior. Contudo, as exportações apontaram uma retração de 31,6%, um decréscimo de 187,9 mil veículos leves, pressionando negativamente o resultado da produção do setor em 2019,

    As perspectivas de 2020 para o setor já consideram uma nova queda das exportações, tendo em vista a manutenção do quadro de retração da demanda argentina e a desaceleração mundial, que deve dificultar o crescimento das exportações.

    No cenário interno, a Lafis estima um crescimento das vendas, sobretudo pelo crescimento das vendas para frotistas, com destaque para as locadoras, uma vez que, o uso do transporte por aplicativos vêm crescendo no País, e a demanda das locadoras de veículos tende a acompanhar esse crescimento. Em 2017, a participação das vendas diretas das montadoras para locadoras foi de 33%, já em 2018, atingiu 42%, e em setembro de 2019, de acordo com os últimos dados consolidados, chegou a atingir 49% (Valor Econômico, Balanços de Localiza, Movida e Unidas).

    Por outro lado, a expansão das vendas internas também deverá ser limitada pelos impactos do crescimento da informalidade no mercado de trabalho brasileiro, uma vez que, a expansão do emprego atual tem sido pautada na expansão do emprego informal, cujo acesso ao crédito para aquisição de veículos tende a ser mais difícil.

    Especialista do Setor Laís Soares.