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    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2011
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Fernanda Rodrigues

    Recentemente oferecidos pelas instituições financeiras, os cartões pré-pagos chegaram ao Brasil. Esta nova tecnologia funciona como os cartões de débito comuns, podendo ser usados para a realização de compras e de saques nos caixas eletrônicos. Para obter o cartão, o consumidor precisa pagar uma tarifa pela emissão do plástico, exceto o Banco do Brasil que por enquanto a emissão é gratuita, na primeira recarga. O uso para pagamento de compras não é tarifado, mas as recargas costumam ser cobradas, assim como os saques. Atualmente este produto é oferecido pelo PanAmericano, Banco do Brasil e Banco Rendimento. Outra modalidade nova de cartões, são os cartões pré-pagos para viagens internacionais que podem ser recarregados em reais.

    O objetivo de atingir a população que não tem conta em banco, estimada em mais de 50 milhões de brasileiros pelo Banco Central, os bancos e as administradoras investem nesta nova tecnologia que tem grande potencial. Um diferencial, é que, para adquirir os cartões, o consumidor não precisa ter sua situação de crédito avaliada. Mesmo quem tem o"nome sujo" pode ter acesso a eles. Além disso, alguns cartões permitem também a realização de compras pela internet. Esta modalidade, traz benefícios interessantes para o consumidor que precisa controlar seus gastos. O produto também pode até ajudar na educação financeira da criança ou do adolescente, uma vez que força a administrar o próprio dinheiro. Quanto aos cartões pré-pagos para viagens internacionais, traz a vantagem de pagar menos IOF, cerca de  0,38% do valor total, bem abaixo dos 6,38% que passaram a ser cobrados, no começo do ano, pelo uso do cartão de crédito no exterior.

    O setor de cartões de crédito tem se beneficiado do aumento da renda da população brasileira e a escansão da economia. Os cartões pré-pagos tem um grande potência de crescimento visto que em outros países esse mercado já é muito grande. Já os cartões cartões pré-pagos para viagens internacionais cresceram cerca de 80% no último ano e ainda têm grande potencial de expansão, em virtude do aumento do IOF , somados a tranquilidade de um risco cambial zerado além da questão da segurança, fazem deste novo produto um possível diferencial para as instituições que decidirem adotá-lo.