Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • meios de pagamento, empresas do setor meios de pagamento, empresas do segmento meios de pagamento, setor meios de pagamento, segmento meios de pagamento, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2010
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Fernanda Rodrigues

    O Conselho Monetário Nacional (CMN) anuncia que irá regularizar e padronizar as tarifas de cartões de pagamento cobradas pelos bancos emissores. A Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) espera que a medida para diminuir de 45 diferentes taxas praticadas pelas instituições financeiras para cerca de uma dezena, dentre outras propostas,  seja tomada. O objetivo é permitir aos consumidores comparar preços, aumentando a demanda por estes meios de pagamento ao mesmo tempo em que normatiza as parcelas de faturas que poderão ser financiadas no rotativo.

    A medida já foi avaliada pelas áreas técnicas do Banco Central e agora encontra-se na diretoria do BC e no Ministério da Fazenda. Um outro ponto importante será a fixação de um valor mínimo de pagamento com o objetivo de evitar o aumento da inadimplência, que na área de cartões é representada pelas taxas mais altas cobradas entre as modalidades de empréstimo à pessoa física e também obrigar os bancos emissores a deixarem claro os custos implícitos deste tipo de financiamento na fatura mensal.

    O objetivo das medidas se justifica visto o crescimento da economia brasileira e a perspectiva de expansão da utilização dos meios de pagamento eletrônicos no país, com vistas a manutenção das variáveis rerlacionadas ao mercado de trabalho, com manutenção do rendimento médio e da massa salarial capacitando maior número de pessoas ao consumo e assim aumentar a confiança dessas nas compras com cartões de crédito, débito e private label.