Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • meios de pagamento, empresas do setor meios de pagamento, empresas do segmento meios de pagamento, setor meios de pagamento, segmento meios de pagamento, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2021
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Fernanda Rodrigues
    Após meses de avaliação, o Banco Central do Brasil autorizou o funcionamento de um novo sistema de pagamentos realizados via Whatsapp. Lançado em junho do ano passado, o serviço precisou se enquadrar na regulamentação vigente ao solicitar licença para operar como iniciador de pagamentos, uma categoria inédita no Brasil.

    A princípio, foram autorizadas apenas transferências entre pessoas, todas gratuitas, sob três modalidades: duas de pagamentos aberto no mercado doméstico (depósito e pré-pago) e vinculados às bandeiras Visa e Mastercard; e uma terceira como iniciador de pagamentos para o Facebook, empresa dona do aplicativo de mensagens.

    A Cielo é a grande parceira desta iniciativa, uma vez que será responsável por processar todas as transações iniciadas via Whatsapp. Segundo a adquirente, o usuário terá que cadastrar um cartão no Facebook Pay, uma carteira digital, e é dela que sairá o dinheiro a ser transferido. As transações usarão um “token” para validação, gerado especificamente para cada operação.

    As empresas, porém, ainda não determinaram uma data para dar início à nova operação, mas há especulações de que o serviço esteja disponível até maio deste ano.

    Mais uma vez vemos a importância da inovação no setor de pagamentos, em paralelo ao movimento realizado pelo próprio Banco Central ao lançar o Pix no final do ano passado. Destaque também para o papel do órgão regulador em estudar e atualizar as regras do setor como forma de incentivar tais avanços tecnológicos, bem como estimular a competição, redução de custos e maior inclusão da população em um sistema de pagamentos eletrônicos.     

    Especialista do Setor Fernanda Rodrigues