Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • materiais de acabamento, empresas do setor materiais de acabamento, empresas do segmento materiais de acabamento, setor materiais de acabamento, segmento materiais de acabamento, economia, macroeconomia
    A fabricação de tintas apresentou retração de 12,9% na comparação dos primeiros cinco meses de 2020 com igual período de 2019. Na comparação de maio deste ano com igual mês de 2019, houve retração de 30,1% da produção, apresentando o segundo mês de forte retração em relação ao mesmo mês do ano anterior (entre abril de 2020 e 2019 houve redução de 41,7% da produção de tintas), considerando as políticas de distanciamento social de combate ao Covid-19. É importante destacar que a fabricação de tintas voltada para o mercado imobiliário corresponde a maior parte do mercado de tintas, respondendo por 83% da produção do setor.

    A fabricação de produtos cerâmicos sofreu ainda mais com as medidas para conter o novo coronavírus. Nos cinco primeiros meses de 2020 em relação ao mesmo período do ano anterior a retração da produção neste segmento foi de 30,4%., com queda de 69% e 48% nos meses de abril e maio de 2020 em relação aos mesmos meses do ano anterior, respectivamente.

    Os números apresentados demonstram o relevante impacto da atual crise dentro do setor de materiais de acabamento e mesmo com a expectativa de resultados melhores a partir de junho, com a flexibilização das medidas sanitárias em diversos locais, o setor não deve recuperar as perdas já observadas. Além disso, é importante considerar no cenário de curto prazo que uma eventual piora dos indicadores relacionados ao Covid-19 pode resultar na volta de medidas mais restritivas e retorno aos baixos patamares de produção observados em abril e maio nos segmentos de materiais de acabamento. 

    Especialista do Setor Marcel Tau.