Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • móveis, empresas do setor móveis, empresas do segmento móveis, setor móveis, segmento móveis, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2024
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro

    As vendas de móveis apresentaram retração de 5,4% na comparação de janeiro a novembro de 2023 com igual período do ano anterior. Após o bom desempenho das vendas observado em 2020 e 2021, o setor passou a registrar uma tendência de queda, que se manteve nos últimos meses.

    O setor de móveis a muito anos tem enfrentado desafio para crescer, tanto no que diz respeito ao volume produzido como vendido. O período da pandemia, propiciou um momento de crescimento pontual tanto das vendas quanto da produção do setor, considerando que, diante da maior permanência das pessoas em suas residências, houve um movimento de maior procura para adaptar as casas para aquela situação e um dos setores favorecidos, foi o setor moveleiro.

    No entanto, o impacto positivo no setor durou pouco e desde 2022 se mantém em uma tendência de retração.

    Diversos fatores podem ajudar a entender o desempenho atual do setor, com destaque para dois: 1) a forte base de comparação de 2020/2021 reduziu a demanda no momento posterior, por se tratar de bens duráveis; e, 2) aumento da taxa de juros e inflação elevada reduzindo o poder de compra da população, sobretudo em um mercado que financia parte importante das suas vendas.

     Especialista do Setor Marcel Tau