Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • móveis, empresas do setor móveis, empresas do segmento móveis, setor móveis, segmento móveis, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2021
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcel Carneiro
    A fabricação de móveis apresentou em 2020 retração de 3,8% em relação ao ano de 2019. É importante observar que mais importante que a queda anual foi o movimento ao longo do ano da produção moveleira. Enquanto no primeiro semestre de 2020 houve retração de 19% da produção moveleira em relação ao mesmo período do ano anterior, no segundo semestre de 2020 a produção apresentou crescimento de 9,3%.

    A maior permanência das pessoas em casa, seja para fins de trabalho ou estudo (home office e Ead) trouxe uma mudança significativa no consumo de móveis em 2020, com grande valorização da moradia por parte das pessoas, justamente pela maior permanência nas residências por parte significativa da população, além das necessidades de adaptação para viabilizar as atividades remotas. 

    Nesse sentido, a Lafis enxerga 2021 como um ano promissor para a fabricação moveleira, favorecida pelo movimento descrito acima e pela fraca base de comparação, considerando o desempenho negativo do primeiro semestre de 2020.

    Por fim, a Lafis destaca que diante da iminência do fim do auxílio emergencial, com a manutenção de um elevado patamar de desemprego representa um risco econômico e pode afetar negativamente o setor, pois reduz o poder de compra de parte significativa da população.

    Especialista do Setor Marcel Tau