Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • máquinas,empresas do setor máquinas,setor máquinas,equipamentos, setor equipamentos,bens de capital,empresas de bens de capital,setor bens de capital,economia,macroeconomia,empresas de equipamentos
    Além de todas as ineficiências da estrutura tributária, logística, institucional, dentre outros (o chamado Custo Brasil) que o setor produtor de bens de capital convive, atualmente existe um outro desajuste que o impacta negativamente: a volatilidade cambial.

    No acumulado até agosto de 2019, a cotação média do Real ficou em R$ 3,86/US$, e ao comparar com o mesmo período de 2018, a cotação média do Real obteve desvalorização de 9,0% frente ao Dólar.

    Tal volatilidade, além de representar um aumento dos custos da cadeia (aumento dos preços de insumos que são importados), tem um efeito ainda mais nocivo que o valor do dólar em si. Uma vez que o setor detém uma alta sensibilidade às variações do câmbio, a falta de previsibilidade do valor do real em comparação ao dólar impossibilita qualquer exercício de projeção dos custos produtivos no médio prazo, prejudicando o planejamento das empresas do setor.

    Especialista do Setor: Felipe Sanches