Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • máquinas agricolas, empresas do setor máquinas agricolas, setor máquinas agricolas, economia, macroeconomia, máquinas automotrizes, empresas do setor máquinas automotrizes, setor máquinas automotrizes
    O setor de máquinas agrícolas poderá experimentar recuperação em 2021, na esteira do bom momento vivido pela agricultura brasileira. A expectativa Lafis de crescimento da produção de grão para o ano é de 268,7 milhões de toneladas, crescimento de 4,3% com relação a 2020. 

    A expansão agrícola brasileira não é o único fator favorável para o setor de máquinas agrícolas; os baixos patamares da taxa de juros corroboram para que exista uma demanda aquecida por tratores e colheitadeiras – a Lafis estima crescimento de 14,8% na produção setorial, expansão de 3,8% nas vendas internas e 6,8% nas vendas externas.

    O cenário otimista para o setor pode sofrer relativo revés em virtude das pressões de custo decorrentes de um câmbio ainda desvalorizado e de diversos problemas nas cadeias de oferta de insumos mundo afora. Ademais, acresce-se que existe perspectiva que o preço do minério de ferro – matéria prima para a fabricação do aço – continue em patamares elevados.

    Embora diversas empresas do setor automotivo tenham anunciado paralisações na produção por falta de insumos produtivos no bojo do recrudescimento da pandemia do novo coronavírus no Brasil ainda não afetou o setor de máquinas agrícolas. Esta possibilidade não pode ser descartada e poderá ser implementada ou não a depender da evolução tanto da pandemia como da vacinação. Caso o setor de máquinas siga o mesmo caminho do setor automotivo, o otimismo na recuperação do setor pode ser arrefecido.

    O setor industrial que há anos vem enfrentando dificuldades ainda pode ter um ano de 2021 conturbado; dependerá fortemente do ritmo da vacinação e das medidas adotadas para conter a disseminação do vírus. Embora no âmbito setorial, a produção de máquinas agrícolas vislumbra recuperação, o âmbito sanitário enseja enormes preocupações.

    Especialista do Setor Marcelo Balloti Monteiro