Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • máquinas agricolas, empresas do setor máquinas agricolas, setor máquinas agricolas, economia, macroeconomia, máquinas automotrizes, empresas do setor máquinas automotrizes, setor máquinas automotrizes
    De acordo com a divulgação da produção de máquinas agrícolas pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), em outubro a produção de máquinas pelas fabricantes do setor foi 5,2% inferior ao observado no mesmo período do ano passado. Nessa mesma comparação, destaca-se positivamente que as vendas no mercado interno apresentaram um crescimento de 7,2%.

    No acumulado de janeiro à outubro de 2020, ainda sob efeitos da crise do Covid-19, a produção total de máquinas no país apresentou uma retração de 18,1%. A falta de insumos tem limitado a produção das montadoras e fabricantes de máquinas agrícolas neste segundo semestre de 2020. A interrupção da produção no início da pandemia levou a um desequilíbrio da oferta de aço no mercado interno, que também têm apresentado elevação dos preços devido à desvalorização cambial.

    Por isso, a despeito da demanda crescente de máquinas agrícolas no mercado interno, uma vez que, o setor de alimentos e mineração não apresentaram impactos negativos durante à crise do Covid-19, mas sim, uma expansão da demanda chinesa, com cotações recorde de soja, milho e arroz, estimulando os produtores ao plantio e novos investimentos, a oferta de máquinas agrícolas não têm sido suficiente para suprir esta demanda.

    Assim, de janeiro à outubro, as vendas no mercado interno apresentaram um crescimento de 1,6%, foram comercializadas cerca de 37.808 máquinas agrícolas. Entretanto, vale destacar que, embora seja diminuta a participação das importações, as vendas importadas apresentaram um crescimento de 408%, cerca de 1.342 unidades importadas, e as vendas nacionais (-1,3%), um total de 36.466. As vendas de máquinas importadas deram-se sobretudo pelo crescimento de importações de tratores de roda (1.310 unidades).

    Especialista do Setor Laís Soares.