Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • linha marrom, empresas do setor linha marrom, setor linha marrom, economia, macroeconomia, linhas branca,  setor linhas branca, eletrodomésticos, portatéis, empresas do setor portatéis, setor portatéis
    Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial nacional, tanto na passagem de dezembro de 2011 para janeiro 2012 como em igual período do ano passado, só não caiu mais em função do crescimento da produção de eletrodomésticos da linha branca e marrom. Segundo dados do instituto, a fabricação de eletrodomésticos da linha branca subiu 7,6% em janeiro em relação ao mesmo período do ano anterior (o aumento na produção dos produtos da linha marrom foi de 34,6% na mesma base de comparação). Este comportamento sugere o efeito positivo da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) em 2012 para o segmento (o imposto da lavadora foi de 20% para 10%; refrigerador de 15% para 5%; e fogão de 4% para zero). 

    Já os dados do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) mostram que as vendas de eletrodomésticos da linha branca aumentaram 22,63%, em média, entre dezembro e fevereiro na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados se referem a geladeira, fogão, lavadora e tanquinho.

    Com o bom resultado apresentado pelo segmento nos primeiros meses do ano, o Governo Federal anunciou em 26 de março a prorrogação da redução do IPI por mais três meses, até o final de junho. O Ministério da Fazenda prevê que o governo deixará de arrecadar R$ 489 milhões com as desonerações. Em contrapartida, os setores beneficiados não poderão demitir trabalhadores. As medidas estão sendo adotadas pelo Governo dentro da sua política de estímulo ao consumo, a fim de incentivar o aquecimento do nível de atividade.