Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • linha marrom, empresas do setor linha marrom, setor linha marrom, economia, macroeconomia, linhas branca,  setor linhas branca, eletrodomésticos, portatéis, empresas do setor portatéis, setor portatéis
    Na trilha das medidas de caráter contra-cíclicas, o governo optou, dia 17/04, pela desoneração do IPI para os produtos de linha branca por um prazo de três meses. A redução será de 15% para 5% em se tratando das geladeiras e isenção total para o caso dos fogões e tanquinhos, cujas alíquotas eram de 5% e 10% anteriormente à implementação da medida. As máquinas de lavar, por sua vez, obterão isenção de 10%, o que reduzirá o imposto pago pelo fabricante à metade.
    A perda de receita decorrente desse "alívio" fiscal aos fabricantes será compensada com o aumento do IPI para bebidas alcoólicas e cigarros, o que se mostra bastante razoável uma vez que o consumo desse tipo de produto é pouco atingido em épocas de crise. Ao contrário, existem estudos que afirmam que a depauperação das expectativas faz com que o consumidor procure bens que propiciam uma "fuga" da realidade e bem estar imediato. Um ponto de risco é a possibilidade de que o consumo das bebidas e cigarros seja redirecionado para os produtos piratas, o que prejudicaria as contas públicas ainda mais, mesmo com a recente queda da meta de superávit primário.
    Com a isenção de impostos espera-se que seja criado um choque positivo na demanda fazendo com que o consumidor possa aproveitar o período para troca de eletrodomésticos, sobretudo aqueles que apresentam vantagens tecnólogicas recentemente tornadas acessíveis ao consumidor de renda média, como é o caso dos refrigeradores "frost free". Caso a medida obtenha resultados positivos, contendo as demissões da indústria, é perfeitamente possível que o governo amplie o prazo de isenção como fez com o imposto para os automóveis.