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AutorLafis
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Ano2024
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Categoria
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Analista ResponsávelThaís Virga Passos
A
fabricante chinesa de eletrônicos Hisense anunciou no último dia 28 de
junho/2024 que começará a produzir televisores e aparelhos de ar condicionado
no Brasil em cooperação com as fábricas da Multi (MLAS3, antiga Multilaser) e
da Friovix em Manaus (na respectiva Zona Franca do país). A gigante anuncia
que, ademais da fabricação local já em andamento e voltada à distribuição
futura, que também entrará no mercado brasileiro por meio de produtos da linha
branca importados.
No
evento de lançamento da marca para o mercado local, a Hisense — fundada em
Qingdao / China, há 55 anos — afirmou ser a segunda maior exportadora de TV da
Europa e dos Estados Unidos; além de ter admitir que “demorou um pouco para
entrar no mercado brasileiro”. De toda forma, convém destacar que o maior
interesse de grandes marcas extrangeiras no período recente em direção ao
Brasil e outros países da América do Sul; e, dentre essas, sobretudo asiáticas,
insere-se em um contexto cada vez mais recursos instalados em dispositivos
domésticos inteligentes, desde produtos da linha branca até TVs. E nesse
contexto, particularmente, a China possui vantagens competitivas de relevo
devido à sua cadeia de produção mais completa.
Exemplificando
o caso apenas de televisores, a Hisense e seu principal rival chinês, TCL
destacam-se com fortes linhas de TVs inteligentes. E segundo dados da Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o número de
domicílios que utilizam televisão para acessar a Internet no Brasil passou de
13 mil domicílios em 2016 para 151 mil domicílios em 2022. Durante o ano amostral,
43,4% dos domicílios com televisão tinham acesso a um serviço de streaming.
Conforme
Matjaz Cokan, vice-presidente da Hisense Brasil, atenta: “(...) Esse é o
momento para nós, agora lançando produtos nacionais, televisão e
ar-condicionado”. Com enfoque prioritário no consumo local, o executivo afirma
que, atualmente, o foco da produção no Brasil é alimentar o próprio mercado,
embora a empresa venda produtos em outros países da América Latina.
Por outro lado, e, considerando que o mercado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos caracteriza-se como um mercado de altos e baixos, observa-se que a Hisense chega no Brasil em um momento de agravamento da crise no varejo, agravada pelas fraudes na Americanas (AMER3) e pelos recentes desdobramentos do pedido de recuperação extrajudicial da Casa Bahia (BHIA3). E, talvez, por essa razão, a fabricante chinesa não tenha divulgado, ainda, previsões de produção para o Brasil ou a escala de investimentos em linhas de produção locais
Analista Responsável Thais Virga
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