Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • linha marrom, empresas do setor linha marrom, setor linha marrom, economia, macroeconomia, linhas branca,  setor linhas branca, eletrodomésticos, portatéis, empresas do setor portatéis, setor portatéis

    A fabricante chinesa de eletrônicos Hisense anunciou no último dia 28 de junho/2024 que começará a produzir televisores e aparelhos de ar condicionado no Brasil em cooperação com as fábricas da Multi (MLAS3, antiga Multilaser) e da Friovix em Manaus (na respectiva Zona Franca do país). A gigante anuncia que, ademais da fabricação local já em andamento e voltada à distribuição futura, que também entrará no mercado brasileiro por meio de produtos da linha branca importados.

    No evento de lançamento da marca para o mercado local, a Hisense — fundada em Qingdao / China, há 55 anos — afirmou ser a segunda maior exportadora de TV da Europa e dos Estados Unidos; além de ter admitir que “demorou um pouco para entrar no mercado brasileiro”. De toda forma, convém destacar que o maior interesse de grandes marcas extrangeiras no período recente em direção ao Brasil e outros países da América do Sul; e, dentre essas, sobretudo asiáticas, insere-se em um contexto cada vez mais recursos instalados em dispositivos domésticos inteligentes, desde produtos da linha branca até TVs. E nesse contexto, particularmente, a China possui vantagens competitivas de relevo devido à sua cadeia de produção mais completa.

    Exemplificando o caso apenas de televisores, a Hisense e seu principal rival chinês, TCL destacam-se com fortes linhas de TVs inteligentes. E segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), o número de domicílios que utilizam televisão para acessar a Internet no Brasil passou de 13 mil domicílios em 2016 para 151 mil domicílios em 2022. Durante o ano amostral, 43,4% dos domicílios com televisão tinham acesso a um serviço de streaming.

    Conforme Matjaz Cokan, vice-presidente da Hisense Brasil, atenta: “(...) Esse é o momento para nós, agora lançando produtos nacionais, televisão e ar-condicionado”. Com enfoque prioritário no consumo local, o executivo afirma que, atualmente, o foco da produção no Brasil é alimentar o próprio mercado, embora a empresa venda produtos em outros países da América Latina.

    Por outro lado, e, considerando que o mercado de eletrodomésticos e eletroeletrônicos caracteriza-se como um mercado de altos e baixos, observa-se que a Hisense chega no Brasil em um momento de agravamento da crise no varejo, agravada pelas fraudes na Americanas (AMER3) e pelos recentes desdobramentos do pedido de recuperação extrajudicial da Casa Bahia (BHIA3). E, talvez, por essa razão, a fabricante chinesa não tenha divulgado, ainda, previsões de produção para o Brasil ou a escala de investimentos em linhas de produção locais

    Analista Responsável Thais Virga