Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • linha marrom, empresas do setor linha marrom, setor linha marrom, economia, macroeconomia, linhas branca,  setor linhas branca, eletrodomésticos, portatéis, empresas do setor portatéis, setor portatéis
    De acordo com a Pesquisa Indicador Movimento do Comércio, elaborado a partir da quantidade de consultas à base de dados da Boa Vista, o desempenho do varejo do setor de “Móveis e Eletrodomésticos” apresentou queda de 2,1% em março, na comparação com ajuste sazonal. Nos dados sem ajuste, o acumulado em 12 meses avançou 0,3%. Enquanto isso, as vendas no varejo geral em todo o Brasil, na comparação mensal dessazonalizada, registraram queda de 0,5% em março. Na avaliação acumulada em 12 meses, o indicador subiu 1,4%.

    Enquanto isso, a atividade do setor de “Supermercados, Alimentos e Bebidas” registrou no acumulado em 12 meses, um crescimento de 2,1%. Já a categoria “Combustíveis e Lubrificantes” e “Outros artigos do varejo” apresentaram um crescimento de 1,2% e 2,4%, respectivamente.

    Na comparação com os demais setores, a categoria “Móveis e Eletrodomésticos”, juntamente com a categoria de “Tecidos, Vestuários e Calçados” (-0,8%) apresentaram os piores desempenho em 12 meses, de acordo com a Pesquisa da Boa Vista.

    Por fim, os resultados do indicador revelam a continuidade de um movimento lento de recuperação do consumo de eletrodomésticos no País, assim como dos produtos relacionados ao varejo da moda, dada suas características de bens considerados não essenciais. Tendo em vista o movimento fraco da demanda dessas categorias a retomada mais consistente da produção industrial destes setores deverá ser postergada para o próximo ano. Apesar da expansão do crédito no País, o consumidor ainda está cauteloso diante do cenário de elevado desemprego e maior restrição orçamentária.

    Especialista do Setor Laís Soares