Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • linha marrom, empresas do setor linha marrom, setor linha marrom, economia, macroeconomia, linhas branca,  setor linhas branca, eletrodomésticos, portatéis, empresas do setor portatéis, setor portatéis

    A recente previsão de investimentos de R$ 5 bilhões pela Associação Nacional dos Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros) até 2027 pode trazer tanto oportunidades, quanto desafios para a indústria de linhas branca, marrom e portáteis no Brasil. Com o aumento de 29% na produção de eletroeletrônicos em 2023 e a projeção de crescimento de 25% em 2024, esse cenário de expansão pode impulsionar a demanda por produtos como eletrodomésticos e dispositivos portáteis, beneficiando fabricantes que já dominam o mercado local, especialmente na linha branca, onde as empresas atendem a 97% do consumo nacional.

    Entretanto, os investimentos previstos também podem intensificar a concorrência, especialmente com a ampliação de fábricas e a inovação de processos produtivos. O avanço tecnológico e as mudanças no mercado, como o aumento da demanda por ventiladores e ar-condicionado devido a fatores climáticos, exigem que as indústrias se adaptem rapidamente a novas necessidades dos consumidores. Adicionalmente, a alta competitividade pode pressionar as empresas a investirem em inovação e redução de custos para se manterem competitivas no mercado interno e no exterior.

    Dessa forma, embora o setor apresente perspectivas positivas de crescimento, as indústrias de linha branca, marrom e portáteis precisarão se preparar para aproveitar as oportunidades, ao mesmo tempo em que enfrentam os desafios de um mercado mais dinâmico e competitivo, especialmente com os investimentos direcionados à inovação e modernização do parque fabril do setor no Brasil.

    Analista Responsável Thais Virga