Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


Ver senha

Ver senha

(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • laticínios, empresas do setor laticínios, empresas do segmento laticínios, setor laticínios, segmento laticínios, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2024
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Larissa Curvelo

    O cenário do setor leiteiro em 2024 traz um certo alívio para os produtores, com os preços em recuperação e as exportações em ascensão, além de sinais de redução na entrada de produtos importados.

    Nos dois primeiros trimestres de 2024, o mercado de derivados lácteos apresentou uma recuperação em relação ao final de 2023. O aquecimento da demanda interna, aliado à desvalorização da moeda, gerou um leve impacto na substituição de importações, o que beneficiou a indústria de alimentos e bebidas, grande consumidora de produtos lácteos.

    Esse movimento positivo refletiu também na recuperação dos preços para os produtores, que, apesar das dificuldades impostas pelas secas, encontram melhores perspectivas para o segundo semestre de 2024, com uma melhora no saldo comercial. Além disso, as exportações argentinas foram afetadas pelas secas e pela queda na produção, o que diminuiu seu dinamismo.

    Para o médio e o longo prazo, as perspectivas podem ser boas se as inovações tecnológicas no monitoramento agropecuário, na genética e na produção de ração engrenarem. Há um mercado consumidor mais estilizado e com grande potencial: observam-se mudanças importantes em seu comportamento, com o aumento da demanda por produtos como queijos em peso fixo, iogurtes e leites proteicos. Esses itens vêm ganhando relevância e destacam novas tendências de consumo que podem impactar o mercado de lácteos no curto, médio e longo prazo. Resta saber se o lado da oferta conseguirá acompanhar as tendências e preferências de tais consumidores

    Especialista do Setor Henrique Pavan.