Novo no site?


Login


Esqueceu a Senha? (X)

Recuperar Senha


(X)

Digite sua nova senha


(X)

Já tem uma conta?


Inscreva-se


(X)
Farooq


BLOG LAFIS

Home Blog
  • laticínios, empresas do setor laticínios, empresas do segmento laticínios, setor laticínios, segmento laticínios, economia, macroeconomia
    • Autor
      Lafis
    • Ano
      2021
    • Categoria
    • Analista Responsável
      Marcos Henrique
    O ano de 2020 foi marcado por desafios para o setor. Do lado da demanda, a pandemia de Covid-19 impôs restrições aos consumidores, particularmente aos bares e restaurantes, importantes compradores de leite e derivados. Do lado da oferta, o clima exerceu pressões negativas, devido às irregularidades das chuvas e às secas extremas, especialmente na região Sul. Ambos os fatores, combinados, proporcionaram um ano de desequilíbrios entre a oferta e a demanda e de elevação substancial dos preços no campo.
    Por outro lado, perspectivas positivas se abriram no mercado internacional, seja pela desvalorização do real frente ao dólar ou até mesmo a retomada de acordos comerciais, como o caso com a Arábia Saudita que deverá aumentar as compras de lácteos. Historicamente, o Brasil tem déficit na balança comercial deste tipo de produto e, no período recente, vem suavizando o saldo negativo, dado que os produtores vêm  buscando mercados externos, tendo em vista o enfraquecimento da demanda interna. No que se refere às exportações de lácteos, o Brasil segue expandindo suas vendas, particularmente para os países latino-americano e produtos como creme de leite e leite condensado assumem destaque.
    Para 2021, a diminuição no poder de compra das famílias brasileiras, especialmente após o fim do auxílio emergencial, deve impactar negativamente o consumo de lácteos e também o patamar médio anual de preços do leite no campo em 2021 em relação a 2020. Os primeiros meses do ano serão marcados pela resiliência dos produtores que, ao longo de 2020 enfrentaram desafios em função da queda na demanda. Por outro lado, a perspectiva de ativação de um plano de vacinação contra a Covid-19 e a demanda externa aquecida, são fatores que produzirão um efeito positivo sobre o setor.

    Especialista do Setor: Marcos Henrique